UV LED OU CONVENCIONAL

Muito se tem falado sobre a tecnologia do sistema de cura das tintas através do UV LED em flexografia, mas afinal de contas, essa tecnologia já é uma realidade? A resposta é: Sim, e não !

O sistema de cura UV LED para flexografia se desenvolveu muito nos últimos anos, sendo que algumas empresas no mundo já operam apenas com esta tecnologia em suas máquinas de impressão.

Contudo, a tecnologia UV LED possui alguns pontos que ainda geram dúvidas na hora de investir nesta nova tecnologia, são eles:

  • O valor de investimento no equipamento ainda é bastante alto, falando em marcas de reputação internacional.
  • O custo das tintas, disponibilidade e “amarelamento” em vernizes, em vários países, ainda é um ponto negativo.

Contudo, o maior problema na nova tecnologia está na maneira “simplista” que, muitas vezes, o conceito é vendido no mercado, onde não é esclarecido a necessidade de um Chillplate ou Chilldrum por de trás do substrato (e por tanto a necessidade de um chiller), ou ainda, a real economia de energia elétrica, além da questão das “intermináveis” horas de vida útil das lâmpadas.

O sistema UV LED, assim como já acontece em outras áreas da indústria gráfica, é uma realidade e pode ser agregada a qualquer máquina flexo modular, e a qualquer momento. Mas especialmente por ainda ser uma novidade na flexografia deve ser avaliada com máxima atenção a todos os prós e contras de uma nova tecnologia.